quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A propósito de uma aula a que assisti, na qual a operacionalização dos objectivos - reconhecer e utilizar a rima, num quadro mais vasto de desenvolvimento de consciência linguística - passou pela escrita em grupo de frases segmentadas em "Nome / Característica do Nome" (rimando esta com o anterior), apeteceu-me criar este pequeno texto que proporia em sentido inverso, da seguinte forma.

Vamos atribuir nomes aos alunos de uma turma, a partir do seguinte texto (que aqui apresento em "possível versão produto").

Na minha turma curiosa
Tenho uma amiga que é
Rosa.

Ao meu lado, na mesa
Escreve a colega
Teresa.

Mesmo por trás de mim
Fica o lugar do
Joaquim.

Lá longe, junto à janela
É o lugar da
Manuela.

Em frente à porta, lá atrás
É a carteira do
Tomás.

Quem se senta à minha frente
É o meu amigo
Clemente.

Junto ao quadro, de pé,
Está o colega
José,

Que escreve num papel
O nome do
Manuel.

De todos, eu sou muito amigo
Especialmente do
Rodrigo
Que mora na minha rua.

Adivinha quem sou eu
Já que o meu nome é
Romeu.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Todo o mundo é composto de mudança

Não se trata de imposição de moda...
Não se trata do reconhecimento cego de um destino...

Apenas se trata...
De uma busca em torno da legibilidade.

Em todo o caso...
Nada é definitivo nem obrigatoriamente estático.

Aceitam-se sugestões!

Novidades em blogues


No Blogue Junior da escola de Abade de Vermoim - http://bloguejuniordeabadedevermoim.blogspot.com/ - o colega Pedro Costa cria um link para
http://static.publico.clix.pt/fotogalerias/letrapequena/travaLinguas.aspx um sítio do PUBLICO, onde encontrou um trava-línguas que achou pertinente.

Na mensagem, iniciada por um interessante "Meus amigos", o Pedro não só propõe uma actividade, como faz uma interessante apologia da leitura com este comentário "... página do Público, de entre todos o meu jornal preferido e a página da net que mais vezes consulto e já consultei na minha vida, estou bem certo." .

O nosso exemplo pode ser ligeiro e discreto, mas é muitas vezes tido em conta.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Consciência fonológica

Que parte das competências comunicativas fica afectada por um deficiente preparo para a audição?
O som, em propósito comunicativo, tem que ser ouvido pelo receptor e, por este, trabalhado a um nível consciente, que distingue, no contínuo sonoro que o emissor elabora, as unidades sonoras que permitem a construção de unidades de significação.
Perturbações auditivas, deficiente atenção e desenvolvimento fonológico, conduzem à impreparação do indivíduo para o papel de receptor (nomeadamente ao nível da compreensão das mensagens) mas a revelação mais visível do seu impreparo acontece no papel de emissor.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Sr fcl lr sm vgs?


Sr fcl lr sm vgs ?

Vms vr!

Xprmnt clcr s vgs ns plvrs q ls.
Prcbrs s ntndst!

Dsf-t…