quinta-feira, 14 de maio de 2009

Hot potatoes

A presença de tantos computadores nas escolas do primeiro ciclo tem colocado novos desafios aos professores.
Se, por um lado, os Magalhães representam a democratização do acesso das populações escolares à sociedade da informação, o impreparação de muitos dos envolvidos no processo conduz a uma utilização muito precária dos mesmos.
Seguramente que uma consola de jogos pode ser um elemento de valor formativo, por poder conduzir ao desenvolvimento de algumas capacidades sensoriais, motoras e de coordenação e ainda poder desenvolver a percepção instrucional explícita e/ou implícita. No entanto, outros jogos (até tradicionais) são capazes de cumprir rigorosamente os mesmos objectivos, sem que mereçam hoje, grande consideração ou simpatia, da parte das crianças.
Limitar o Magalhães ao desígnio de ser uma consola de baixo custo é, no mínimo, despropositado e concorrencialmente irregular.
A utilização completamente desregulada ou regulada por necessidades e finalidades completamente externas à criança não pode ser defendido pela escola e pelos professores pois, alguns casos, essa utilização poderá comprometer mesmo máximo objectivo educacional que é desenvolver, de forma Global, Integrada e Harmoniosa, nas vertentes Física, Intelectual, Estética, Ética e Moral as crianças que cuidam
Assim, os professores em formação PNEP, no nosso agrupamento, têm vindo a desenvolver actividades que promovem o aproveitamento desta ferramenta educativa, instruindo os alunos no conhecimento dos programas de que dispõem, nomeadamente para processar texto, para calcular, para desenhar e para realizar apresentações multimédia.
Tem também vindo a ser promovida a utilização de jogos educativos, disponibilizados na rede global de computadores em diversos sítios Internet e a realização de outros pelos próprios professores de forma exclusiva e adaptada à realidade que é cada grupo turma e os alunos que a compõem.
Para estes exercícios, para além do esforço, dedicação e criatividade dos professores, são usados programas de base, alguns pagos e outros disponibilizados gratuitamente pelos criadores para fins educacionais, como é o caso do “hot potatoes” que este ano já foi usado para construir exercícios de Língua Portuguesa nas escolas de Seide S.Paio, Antas S. Cláudio (http://palavrasbrincadeiras.blogspot.com/ e http://web.me.com/joaorolando/palavritas/Palavritas/Palavritas.html), Antas Cruzeiro e Lameiras.
Como é uma ferramenta muito interessante fica aqui um link que poderá esclarecer algumas dúvidas.
http://www.cceseb.ipbeja.pt/hotpotatoes/index.htm

A qualquer momento viremos a publicar aqui alguns desses trabalhos.