sexta-feira, 20 de novembro de 2009

T2 A1 - Blogue da Turma 2, do 1º Ano, da EB1 Conde de S. Cosme, em V. N. de Famalicão






T2 A1 foi o nome dos blogues escolhidos para dar a conhecer o trabalho desenvolvido na Turma 2, turma do 1º ano de escolaridade da EB1 Conde de S. Cosme, do Agrupamento de Escolas Júlio Brandão, em Vila nova de Famalicão.

T2 A1 por razões várias. Desde logo a mais óbvia: a designação da turma e do ano de escolaridade. Mas também aproveitando o sentido múltiplo que as palavras permitem. Neste caso, associando, de um lado, a ideia de T2 a um edifício de habitação com duas áreas distintas e, por outro, a ideia de A1 à facilidade de comunicação que as auto-estradas nos induzem.
Estes blogues - são 2 - são apenas 1. Parece confuso mas não é. O que se passa é que decidimos separar em 2 áreas de interesse os assuntos a revelar em cada um deles.
Assim, surgiram o T2 A1 propriamente dito e o T2 A1 - Sala de Aula.
O primeiro destina-se essencialmente aos pais, a veicular informação que apenas a estes diz respeito, ou melhor, que apenas estes estão interessados em obter e conhecer. É o caso, entre outros, dos conteúdos programáticos e do modelo de avaliação aprovado pelo agrupamento, da lista de material proposta pelo professor, do horário de Apoio ao Estudo e Inglês ou do Atendimento aos Pais/Encarregados de Educação.
Por seu turno, o o T2 A1 - Sala de Aula interessa a estes mas também, e de que maneira, aos alunos. É lá que são apresentados muitos dos trabalhos realizados na escola. Lá se explicam como se realizam algumas das actividades, sejam elas relacionadas com o uso de manuais, sejam mais diferenciadas, curriculares propriamente ditas ou como o PNL - Plano Nacional de Leitura ou sessões desenvolvidas na nossa turma por outras entidades - CEAB Centro de Estudos Ambientais, por exemplo.
Dá-se, assim, a conhecer de forma simples e prática a toda a comunidade educativa, com especial relevância aos pais e/ou encarregados de educação mas também aos colegas interessados, o trabalho desenvolvido. Pretende-se também vir a conseguir fomentar a articulação entre todas as partes envolvidas no processo, com a participação dos professores de actividades extra-curriculares, de momento apenas de Inglês, no blogue da sala de aula, e do representante dos pais, no blogue que se lhes destina.
Além disso, e mais importante ainda, no meu entender, é a forma como habituamos os alunos a lidar com a internet. A velocidade a que a Internet tem entrado nas nossas vidas não permite, e isso hoje já não acontece, que a deixemos passar ao lado. Ainda recentemente foi publicado um inquérito que dava a conhecer que mais de 90% dos alunos do Ensino Básico já tinham contactado com a rede. Mas sobretudo há que ter em linha de conta as transformações que a mesma já operou, e vai operar, ao nível social, modificando as formas como gerimos as nossas vidas, seja no trabalho ou nas relações pessoais. Por isso deve a Internet deve ser encarada como algo tão simples como tomar um banho, ver televisão ou relacionar-mo-nos com o amigo mais próximo.
De momento o T2 A1 - Sala de Aula é apenas um repositório, crítico na medida do possível, de trabalhos realizados. Mas espera-se que a prazo, com o desenvolvimento natural da aprendizagem da leitura e da escrita os alunos passem eles próprios a publicar, quer trabalhos curriculares quer tão só simplesmente o que lhes apetece comunicar à comunidade.
A estes factos acresce a interactividade que proporciona, quer com alunos quer com pais, o que se revela sobretudo nos comentários deixados mas também na quantidade de visitas que o blogue recebe. Quer uns quer outros são fonte de motivação para o desenvolvimento da aprendizagem e a obtenção de melhores resultados e maior acuidade nos trabalhos realizados.

Ficamos a aguardar a V. visita; e comentários, claro está. Caso não tenham clicado nas hiper-ligações anteriormente, os endereços dos blogues são os seguintes: