A propósito de uma aula a que assisti, na qual a operacionalização dos objectivos - reconhecer e utilizar a rima, num quadro mais vasto de desenvolvimento de consciência linguística - passou pela escrita em grupo de frases segmentadas em "Nome / Característica do Nome" (rimando esta com o anterior), apeteceu-me criar este pequeno texto que proporia em sentido inverso, da seguinte forma.
Vamos atribuir nomes aos alunos de uma turma, a partir do seguinte texto (que aqui apresento em "possível versão produto").
Na minha turma curiosa
Tenho uma amiga que é Rosa.
Ao meu lado, na mesa
Escreve a colega Teresa.
Mesmo por trás de mim
Fica o lugar do Joaquim.
Lá longe, junto à janela
É o lugar da Manuela.
Em frente à porta, lá atrás
É a carteira do Tomás.
Quem se senta à minha frente
É o meu amigo Clemente.
Junto ao quadro, de pé,
Está o colega José,
Que escreve num papel
O nome do Manuel.
De todos, eu sou muito amigo
Especialmente do Rodrigo
Que mora na minha rua.
Adivinha quem sou eu
Já que o meu nome é Romeu.
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário