quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A propósito de uma aula a que assisti, na qual a operacionalização dos objectivos - reconhecer e utilizar a rima, num quadro mais vasto de desenvolvimento de consciência linguística - passou pela escrita em grupo de frases segmentadas em "Nome / Característica do Nome" (rimando esta com o anterior), apeteceu-me criar este pequeno texto que proporia em sentido inverso, da seguinte forma.

Vamos atribuir nomes aos alunos de uma turma, a partir do seguinte texto (que aqui apresento em "possível versão produto").

Na minha turma curiosa
Tenho uma amiga que é
Rosa.

Ao meu lado, na mesa
Escreve a colega
Teresa.

Mesmo por trás de mim
Fica o lugar do
Joaquim.

Lá longe, junto à janela
É o lugar da
Manuela.

Em frente à porta, lá atrás
É a carteira do
Tomás.

Quem se senta à minha frente
É o meu amigo
Clemente.

Junto ao quadro, de pé,
Está o colega
José,

Que escreve num papel
O nome do
Manuel.

De todos, eu sou muito amigo
Especialmente do
Rodrigo
Que mora na minha rua.

Adivinha quem sou eu
Já que o meu nome é
Romeu.

Sem comentários: