Fernando Azevedo
Maria da Graça Sardinha
"Com o desenvolvimento económico, as sociedades tornaram-se estruturas altamente complexificadas que requerem, cada vez mais, profissionais com um know how alargado, criativo e com capacidade de elevados níveis de desempenho.Não conhecemos uma fórmula única ou uma fórmula mágica capaz de conduzir à obtenção de bons resultados no âmbito da literacia. O próprio conceito em si é, como a investigação teórica já demonstrou, social e culturalmente dependente dos respectivos contextos de observação. Todavia, sabemos que existem alguns princípios que, conjugados com a investigação teórica e aplicada, e com o saber-fazer dos profissionais que estão no terreno, podem originar a diferença e permitir afirmar, com satisfação e segurança, que os níveis de literacia foram atingidos.É desses princípios de actuação e de alguns exemplos de boas práticas colhidos no terreno que trata esta obra.
Modelos e Práticas em Literacia, produzida com a colaboração de um leque de especialistas directamente envolvidos nos processos de formação e de supervisão científica e pedagógica (PNEP, FCM e Ensino Superior), percorre alguns dos lugares e dos gestos para a consecução do sucesso em literacia, abordando, com detalhe, aspectos como a literacia emergente, a literacia crítica, a literacia visual, a literacia em leitura e em escrita, a literacia digital, a literacia científica, a literacia literária e a literacia matemática (ou numeracia)." ( wook )
"Sendo fundamentalmente um testemunho de alguns gestos para a obtenção do sucesso em literacia, esta obra possui uma vertente eminentemente prática: os capítulos apresentam sistematizações frequentes, sugestão de actividades, questões motivadoras e geradoras da reflexão crítica e, quando tal se revela necessário, bibliografia essencial comentada. Portanto, um instrumento indispensável para todos os interessados." ( Lidel on-line )
Lista de autores
Palavras prévias
Fernando Azevedo e Maria da Graça Sardinha
1. Literacias: contextos e práticas
1. Literacias: contextos e práticas
Fernando Azevedo
2. Literacia crítica: concepções teóricas e práticas pedagógicas nos níveis iniciais de escolaridade
2. Literacia crítica: concepções teóricas e práticas pedagógicas nos níveis iniciais de escolaridade
Íris Pereira
3. O que realmente podemos ver
3. O que realmente podemos ver
António Gonçalves
4. A emergência da leitura no jardim-de-infância: os tapetes narrativos
4. A emergência da leitura no jardim-de-infância: os tapetes narrativos
Teresa Macedo e Helena Soeiro
5. A oralidade: uma porta aberta para a leitura e escrita
5. A oralidade: uma porta aberta para a leitura e escrita
Ana Maria Lopes e Maria de Lurdes Costa
6. O espaço de leitura como fonte de prazer
6. O espaço de leitura como fonte de prazer
Verónica Pontes e Fernando Azevedo
7. A literatura para a infância e a compreensão leitora: a escola e a formação de leitores
7. A literatura para a infância e a compreensão leitora: a escola e a formação de leitores
Fernando Lopes
8. O Menino Escritor ou a arte de escrever sobre a escrita
8. O Menino Escritor ou a arte de escrever sobre a escrita
Rita Simões e Fernando Azevedo
9. Motivar, ler e escrever: alguns exemplos
9. Motivar, ler e escrever: alguns exemplos
Liliana Pinto
10. Proficiência na leitura: avaliação da compreensão leitora
10. Proficiência na leitura: avaliação da compreensão leitora
Marta Santos e Maria da Graça Sardinha
11. Narrativa, identidade e literatura infantil
11. Narrativa, identidade e literatura infantil
Maria da Graça Sardinha e Rosa Rato
12. O resumo: técnicas de ensino explícito
12. O resumo: técnicas de ensino explícito
Maria da Graça Sardinha e Ana Relvas
13. A escrita criativa no 1.º Ciclo do Ensino Básico
13. A escrita criativa no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Margarida Santos e Joana Santos
14. O blogue em contexto escolar
14. O blogue em contexto escolar
João Pereira e Jorge Pimentel
15.Literacia científica: Conceitos e Dimensões
15.Literacia científica: Conceitos e Dimensões
Graça S. Carvalho
16. Literacia matemática em geometria: o caso da contagem de figuras
16. Literacia matemática em geometria: o caso da contagem de figuras
Pedro Palhares, Alexandra Gomes, Ema Mamede, Leonel Vieira, Filipe Sousa e Cláudio Cadeia
17. Literacia e Numeracia: uma experiência pedagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico
17. Literacia e Numeracia: uma experiência pedagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Fátima Sardinha, Pedro Palhares e Fernando Azevedo
18. Organizar a aprendizagem, desenvolver competências e autonomizar o aluno
18. Organizar a aprendizagem, desenvolver competências e autonomizar o aluno
Fernando Azevedo
19. Condições para o sucesso em literacia: o exemplo finlandês
19. Condições para o sucesso em literacia: o exemplo finlandês
Virgínia Coutinho e Fernando Azevedo
2 comentários:
Finalmente algum movimento nesse blogue!
Bem haja e, já agora, parabéns atrasados pela exposição!
Jorge,
Apesar do atraso, pois estava à espera de eventualmente vir a conhecer o livro, estou em crer que, de uma forma ou de outra, todas as temáticas deste livro são mais do que interessantes e relevantes para o nosso trabalho.
Fico à espera, em especial, de conhecer melhor o que escreveste no teu artigo/capítulo uma vez que, como sabes, muito aprecio e valorizo a utilização dos blogues em sala de aula.
É provável e natural que os nossos pontos de vista até divirjam em alguns aspectos mas estou em crer que, ainda assim, é precisamente da divergência e debate de opiniões que resulta a convergência em trabalho válido.
Um abraço e sucesso para ao livro.
Enviar um comentário