terça-feira, 15 de junho de 2010

As tecnologias e a escrita

É por demais sabido que o uso de tecnologias, por si só, não resolve problemas em aprendizagem.
Tal facto, contudo, não pode servir de desculpa para a sua não-utilização. 
De facto, o uso de tecnologias da actualidade é e sempre foi indispensável em qualquer tempo e lugar. Quanto mais não seja pela motivação intrínseca que acarreta, mas também pela interiorização do seu uso, pelo facto de as mesmas serem de tal modo integradas na pessoa que esta lhe seja fácil e, no futuro, cada um tenha mais facilidade em continuar a aplicá-las.
Donde que o recurso à web 2.0 (leia-se ou entenda-se a internet interactiva) seja indispensável nos tempos que correm como meio facilitador de aprendizagem e sucesso pessoal aos seus utilizadores.
Com esse intuito divulgo aqui uma prática inovadora que uma professora de Inglês da Escola Secundária Carlos Amarante, em Braga, tem vindo a realizar. Basicamente, no seu dia-a-dia, os alunos utilizam o YouTube para aprender mais e melhor Inglês, desenvolvendo com isso ainda o seu espírito crítico e a sua capacidade interventiva enquanto cidadãos.
Embora os participantes deste fórum sejam sobretudo, se não na totalidade, professores do 1º Ciclo, parece-me que é de deixar aqui este pequeno alerta e chamada de atenção - atal como em Inglês, como segunda língua, actividades de idêntico teor podem, e devem, no meu ponto de vista, ser utilizados para melhorar os processos de aprendizagem da Língua Portuguesa nos nossos alunos.

Notícia do Correio do Minho, em 10/5/2010

Escola Carlos Amarante: alunos aprendem Inglês com o YouTube

Sem comentários: